"Praça da Independência"

Símbolo que exalta o maior dos santistas, José Bonifácio de Andrada e Silva, e palco de praticamente todas as manifestações festivas, culturais, esportivas e políticas da cidade, o espaço nasceu como uma ideia para celebrar os 100 anos da Independência do Brasil, que teve em Bonifácio um dos seus grandes articuladores. A obra, porém, acabou contemplando seus irmãos, Martim Francisco e Antônio Carlos, figuras que também se notabilizaram pela ideia e luta por um Brasil livre e soberano.

Sob o título "Monumento Comemorativo da Independência do Brasil em Glorificação aos Irmãos Andradas", a magnífica obra foi elaborada pelo renomado arquiteto francês, Gaston Castel e pelo célebre escultor italiano Antônio Sartorio. Ambos contaram com a consultoria de ninguém menos do que grande historiador franco-brasileiro Affonso D'Escragnole Taunay. A execução da obra ficou a cargo da Companhia Construtora de Santos que, à época, era uma das mais importantes do país, a mesma que construiu a Bolsa do Café e a sede da Associação Comercial de Santos.

Inicialmente a proposta era erigir o monumento na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral, mas Robert Cochrane Simonsen, dono da Companhia Construtora de Santos convenceu a todos de que o melhor lugar era perto da orla praiana, onde poderiam planejar uma praça que pudesse ser vista de todos os lados. O local escolhido, assim, foi a antiga Praça Marechal Deodoro que, a partir de 1921, passou a se chamar Praça da Independência, justamente porque seria ali erguido o monumento que, afinal, foi inaugurado em 7 de setembro de 1922, no auge das comemorações alusivas ao Centenário da Independência do Brasil.

A construção do monumento era um antigo sonho dos santistas, que começaram a pensar na homenagem ao Patriarca José Bonifácio ainda no final do Século 19. Mas só foi em 1915 que criaram a comissão para tal finalidade. Em 1919 foi, então, aberto um concurso público para a construção do monumento, com concorrência aberta a artistas nacionais e estrangeiros. Ao final, onze trabalhos foram apresentados e o vencedor foi do trio Sartorio-Castel-Taunay, anunciado em 4 de novembro de 1920.

A pedra fundamental do monumento foi assentada em 22 de agosto de 1921, contando com a presença do presidente da República Epitácio Pessoa e do governador de São Paulo, Washington Luis.


Depois de inaugurado, o espaço conhecido popularmente como "Praça da Independência" se tornou o ponto central de todas as grandes manifestações santistas, substituindo a Praça Mauá nesta tarefa. Manifestações políticas, carnavalescas e futebolísticas encontraram naquele espaço o cenário ideal para liberar emoções. Enfim, a nossa Praça da Independência celebra boas energias e está sempre vibrante. E é esta sensação vibrante que a cerveja "Praça da Independência" trará aos seus consumidores. Uma bebida vibrante, popular, histórica, em honra aos ideais e lutas de José Bonifácio de Andrada e Silva e de todos os que amam a terra brasileira.   

American IPA

Uma ode à potência dos lúpulos do Novo Mundo, sem perder o equilíbrio. Uma cerveja de alto IBU, com aromas cítricos e frutados oriundo das varietais norte americanas, desenhada para os “hop heads” se encantarem e harmonizarem com pratos onde o amargor assertivo de nossa IPA, possa agir como elemento de corte.