Mosteiro São Bento

Durante a primeira metade do século XVII a Ordem de São Bento estava em expansão no Brasil. Santos era a principal saída da região e seria conveniente que a Ordem aqui se estabelecesse, servindo o Mosteiro de moradia para os monges, e de hospedaria para sacerdotes que estavam de passagem.

Em 1650, Isabel Barbosa, nora de Mestre Bartolomeu, que foi o primeiro sesmeiro da área, doou a ermida e as terras dos arredores à Ordem de São Bento para que se construísse o Mosteiro. Ressaltando que nesta doação havia algumas condições, dentre estas as principais eram: a exigência do sepultamento dos membros da família e a realização de missas em agradecimento em nome da família.

A região era propícia para a construção de um mosteiro beneditino, considerando que uma das características da Regra de São Bento é a vida monástica. Portanto, o antigo Morro do Desterro era afastado do centro urbano da Vila de Santos, além da vantagem de se ter um ribeirão (atualmente canalizado).

A técnica construtiva é em concreto ciclópico, característica de áreas litorâneas, composta por rochas, conchas e óleo de baleia, algumas paredes atingem até 1 metro de espessura

A maior parte do Mosteiro era utilizada como residência pelos monges beneditinos, sendo que a outra era hospedaria para sacerdotes que estavam de passagem. Majoritariamente desciam no porto, repousavam no Mosteiro para posteriormente partirem rumo ao planalto.

Ocorreram várias modificações estruturais e arquitetônicas na edificação, sendo que as características atuais datam de 1725. O Mosteiro é um dos únicos exemplares do estilo barroco de Santos.

As dependências do prédio também foram utilizadas, entre os anos de 1873 a 1874 e em 1889, como enfermaria para abrigar os doentes provindos da Santa Casa, devido as epidemias da época.

A década de 1940 é marcada pelo fim das atividades do mosteiro de Santos, devido o advento da II Guerra Mundial. Os monges foram expulsos do Mosteiro, pois eram alemães, e continuaram suas atividades onde hoje é o Mosteiro de São Bento de Vinhedo.

Entre os anos de 1958 a 1968, o prédio abrigou o Instituto São Vladimir, um internato que abrigava jovens refugiados russos, onde eram realizadas atividades em prol da preservação da cultura russa, como dança, música, história e idioma.

Com a transferência do Instituto São Vladimir para a cidade de São Paulo, iniciaram-se os planos para a criação do Museu de Arte Sacra.

Referência: ANDRADE, Wilma Therezinha Fernandes de. A vila e a fé: Santos e a Ordem de São Bento do Século XVI ao XVIII. 1980. 378f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 1980. Via http://mass.org.br/

Irish Red Ale

Red Ale é um estilo onde o próprio nome diz: é uma cerveja avermelhada na sua coloração devido ao uso de maltes caramelo.

Cerveja de coloração ambar. Espuma de boa formação. Com uma textura cremosa devido aos maltes usados. Amargor evidente de lúpulo inglês que perdura até o retrogosto e traz nuances terrosos, amadeirados e vegetais.