José Menino

Imagine-se em um cenário bucólico, sentado à beira-mar, à frente de uma pequena casa de paredes de taipa e telhado de palha, rodeada por laranjeiras, limoeiros e limeiras, observando, da cadeira, as múltiplas cores em tons laranjas e azuis que o pôr-do-sol proporcionava. À vista dos olhos, em primeiro plano, compondo o belo quadro, a singela ilha Urubuqueçaba com suas frondosas árvores e, ao longe, o vai-e-vem cadenciado dos poucos veleiros que transitavam entre o Porto de Santos e outros cantos do mundo. E, principalmente, à mão, um copo da mais refrescante cerveja, a única capaz de aliviar com suntuosidade mais um dia de labuta.

Se você pensa que este cenário não existiu, está enganado! Esta era a realidade vivida por José Honório Bueno, mais conhecido pelos santistas como José Menino, que naquele sítio da praia viveu no começo do Século 19 e que acabou dando seu nome a um dos bairros mais tradicionais e antigos da cidade. E se você pensa que a bebida é apenas uma licença poética, também errou! Tomar cerveja naquela época já era uma realidade, especialmente inglesas e belgas!

Por isso, a Cervejaria Santista resolveu unir todos esses elementos ancestrais e afetivos, para criar o rótulo “José Menino”, estilo que mistura a levedura belga, casca de laranja e coentro em grãos, proporcionando o sabor ideal para quem quer curtir, entre os vários prazeres da vida, um belo pôr-do-sol diante da Ilha Urubuqueçaba ou de qualquer outro recanto da nossa linda cidade. 

Witbier

Wit em holandês quer dizer branco, assim como Weiss em alemão também. A Witbier é a cerveja de trigo estilo belga, clara, muito refrescante, tons cítricos bem evidentes devido a adição de semente de coentro e casca de laranja. Lupulagem leve apenas para equilibrar a cerveja. Usa apenas maltes base, dando corpo leve e com cremosidade devido ao uso de trigo. Tem um retrogosto bem refrescante.